Logo siatualize

Quem Faz o Siatualize - Rebeca Beatriz

Escritora e Jornalista coordena a equipe de jornalismo do Siatualize. Foto: Artur Barbosa

Pensar à frente sobre um projeto ou assunto é inovar, de acordo com a Escritora, Jornalista e Socióloga, Rebeca Beatriz dos Santos Santos. A também Coordenadora da equipe de Jornalismo do Siatualize busca trabalhar com novidades. 

“Trabalhar na divulgação da tecnologia e inovação do Amazonas, ao mesmo tempo em que é desafiador é motivador! Me inspiro em coisas diferenciadas, com uma perspectiva fora do comum”.   

A rotina é corrida, porém planejada e organizada semanalmente. Rebeca é responsável por definir pautas, editar textos e organizar as publicações do projeto. Os assuntos vão de fatos em alta, divulgações científicas, a curiosidades baseadas em Tecnologia, Inovação e Economia Verde.  

“Faço reunião de pauta com a equipe de jornalismo do Siatualize para alinhar possíveis assuntos nas áreas de tecnologia e inovação que podem se transformar em reportagens. Também monitoro os sites da área para saber o que está em alta sobre o assunto. Além disso, acompanho a equipe responsável pelas redes sociais do site”.

DSC05023
Jornalista concilia a vida de Jornalista com paixão por escrever. Foto: Arquivo Pessoal/ Rebeca Beatriz.

Além de determinada é preparada. Rebeca é formada em Jornalismo pela Uninorte e em Ciências Sociais pela Ufam. Atualmente é pós-graduanda em Jornalismo Digital pela Fametro. Escrita e divulgação são aliadas na carreira da profissional.

“Me tornei jornalista porque queria ser escritora e acreditava que estudar Jornalismo seria um caminho bom para fazer network e aperfeiçoar a escrita. Eu estava certa. No entanto, no meio do caminho, acabei me apaixonando pelo Jornalismo e decidi que iria conciliar a vida de escritora com a vida de repórter. Hoje, sou apaixonada pela arte de contar histórias”, explica.

DSC04983 1
Escritora em breve lançará versão em Braille do livro “Devaneio: Amores vividos, histórias inventadas”. Foto: Artur Barbosa.

O Siatualize não foi o primeiro contato da jornalista com a Inovação, embora a responsabilidade de coordenação desse conteúdo seja. A afinidade com assuntos tecnológicos e atuais veio de outra casa.

“Eu escrevi Economia e Negócios no caderno +Dinheiro, do Jornal A Crítica, em 2018, onde tive esse primeiro contato. Vivenciei de alma e coração as pautas que traziam revoluções em diversas áreas como bioeconomia, negócios sustentáveis, novas tecnologias e inovações, empreendedorismo, entre outros assuntos”, lembra.

Leia Também: Quem Faz o Siatualize – Betsy Bell

Para Rebeca, a inovação vai além. A criatividade da inovação, segundo ela, não pode e nem deve ser limitada a robôs, máquinas e super tecnologias. Um ponto de partida importante para definir os conteúdos do projeto Siatualize.

“A inovação pode ser algo simples, algo que vai fazer a diferença na vida de alguém! E nesse aspecto, gostaria de destacar o meu livro ‘Devaneio: Amores Vividos, Histórias Inventadas’, que ganhará versão em braille, e assim, se torna algo inovador que fará a diferença no quesito inclusão e acessibilidade na literatura amazonense”.

DSC05033 1
Jornalista venceu prêmio por matéria da inovação, no Amazonas. Foto: Artur Barbosa.

A escritora venceu o Prêmio Jaraqui Graúdo na categoria Reportagem do Ano contando a história do barco voador da Aeroriver. Também foi indicada ao Prêmio Startup Awards, considerado o Óscar das Startups. Para ela, o Amazonas tem muito potencial inovador e tecnológico.

“O Amazonas tem um futuro muito promissor nesse quesito. É um grande palco de projetos e de novas tecnologias que surgem a todo o momento. Para isso, basta investir em políticas de planejamento e ações estratégicas que coloquem o Amazonas num patamar ainda mais elevado’’.

Inquieta e curiosa por natureza, ela está sempre em busca de conhecer e viver novos desafios! Não à toa, já passou por diversas plataformas e áreas da comunicação: rádio, Tv, internet, impresso, ciência, saúde e tecnologia. A jornalista acredita que a união de forças aliada à valorização das competências e dos talentos de cada um seja o caminho para chegar ainda mais longe. 

“O que mais me motiva é saber que posso fazer a diferença e transformar vidas por meio da comunicação. O que mais me desafia é saber que a caminhada ainda é longa, mas com um passo de cada vez, chegaremos ao futuro”.

Mais Notícias