Logo siatualize

Fertilizante orgânico é chave para agricultura sustentável em Rio Preto da Eva

Tem tecnologia sendo usada na agricultura no interior do Amazonas! No Sítio Família Cunha, em Rio Preto da Eva, o uso estratégico de fertilizantes orgânicos (aqueles compostos por matérias vegetais ou animais)🌱 tem se mostrado vital, alavancando o cultivo de plantas e preservando o meio ambiente.

As atividades são coordenadas pela equipe do Departamento Pedagógico (Depe), da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com o apoio do Idam, que juntos, têm incentivado o uso de biofertilizantes.

unnamed 4
Equipes dos órgãos fazem treinamentos com agrícolas | Foto: Thiago Aguila/Sepror

 

Uma das atividades desenvolvidas é a realização de cursos, suporte e acompanhamento técnico para aprimorar conhecimentos sobre o cultivo de hortaliças, legumes e frutas 🍊 para aproximadamente 21 famílias de produtores naquela região, o engenheiro agrônomo da Sepror, José Portugal.

“Estamos empenhados em apoiar os produtores na transição para métodos mais sustentáveis. Os fertilizantes orgânicos são peças-chave nessa trajetória, fomentando uma agricultura saudável e amigável ao meio ambiente 🌳”, ressalta.

Segundo a proprietária do sítio, Maria Cunha, as atividades têm benefícios evidentes nas plantações. 

“Optamos por incorporar os fertilizantes orgânicos em nossa produção agrícola, pois percebemos a transformação positiva nas plantas. Elas crescem mais saudáveis, resultando em uma colheita mais abundante. Além disso, contribuímos para a sustentabilidade do nosso ambiente”, afirma.

Fertilizantes orgânicos

Diferentemente dos fertilizantes químicos convencionais, os fertilizantes orgânicos são produzidos a partir de matérias-primas naturais, como resíduos vegetais e animais, promovendo um ciclo de nutrientes mais natural e saudável para o solo e as plantas.

*Com informações da Sepror

Mais Notícias