Logo siatualize

Jogos para passar no vestibular!

Projeto desenvolve jogos para facilitar o entendimento dos alunos sobre conteúdos. Foto: Nathalie Brasil-Fapeam.

Tem conteúdo que trava qualquer Q.I, não é mesmo?! Pra facilitar o processo de 👨🏽‍🏫aprendizagem os professores se viram nos 30 e inovam todos os dias em sala de aula. A iniciativa da vez foi “Jogos de Tabuleiro e de cartas: uma proposta para o ensino da🧫 biologia”.

Coordenado pela professora e bióloga, Cristiany Silva, o projeto está sendo desenvolvido no🏫 Colégio Militar da Polícia Militar de Manaus, com estudantes do Ensino Médio e foi elaborado com base nos temas exigidos no edital do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do 📚Estado do Amazonas (UEA), edição deste ano.

“Temos como objetivo conteúdos que vão constar nos vestibulares seriados, que são o SIS e o Processo Seletivo Contínuo (PSC). Os jogos atendem a alunos desde o 1º ano do Ensino Médio, dentro da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”,  disse a professora.

Jogos Lúdicos🎮
Pra entender o conteúdo de Biologia foi desenvolvido o “Labirinto Citoplasmático”. Este é um 🎲jogo de tabuleiro, no qual os jogadores irão percorrer uma trilha, cujo os temas abordados são as🔬 organelas citoplasmáticas da célula.

01.11.23 CRIAcaO DE JOGOS EDUCATIVOS NO COLeGIO DA CPMM FOTO NATHALIE BRASIL 15 1024x723 1
Professora e estudantes à mesa com jogos lúdicos. Foto: Nathalie Brasil-Fapeam.

Podem participar de dois a quatro 🤾‍♀️jogadores, e a ideia é que o jogo seja aplicado após os conteúdos serem abordados em sala de aula, para que os alunos possam desvendar as pistas presentes nas 🃏cartas.

Não para aí! No seguimento de tabuleiro, a “Corrida pela Amazônia” discute assuntos relevantes relacionados à ecologia da floresta e 🍃bioma amazônico, e traz reflexões e conteúdos sobre os desafios da região. 


Também tem jogo de cartas. O “Big Bang-The Game” tem como objetivo combinar o título do assunto e 📚conteúdo. No total, são 14 cartas🃏 que precisam ser desvendadas, a partir da brincadeira do jogo da memória.

FAPEAM CRIAcaO DE JOGOS EDUCATIVOS NO COLeGIO DA CPMM FOTO NATHALIE BRASIL 1 1024x683 1
Estudantes à mesa com jogos de cartas que estimulam o aprendizado. Foto: Nathalie Brasil-Fapeam.

Tem estímulo à 💭imaginação! “Conto Citoplásmatico”, estilo RPG (Role-Playing Game), é um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. no qual o próprio jogador é o personagem que tenta tirar pontos do oponente, utilizando para isso as características das 🃏cartas que são as próprias organelas celulares. 

A ♻️sustentabilidade é o caminho, por isso, para a produção dos jogos, foram utilizados papéis, emborrachados, tampas, caixas de remédios, entre outros materiais que seriam 🗑descartados e, com o projeto, ganham nova utilidade.

Sem estresse na hora de 👩‍🏫aprender! Afinal, a educação não precisa ser rígida para ser fixada. A diversão através da inovação💡 também é um caminho para garantir aquela vaga na universidade!

Com informações da Assessoria de Imprensa*

Mais Notícias