Logo siatualize

Minicarros movidos à energia solar!

As turmas da 3ª série do Ensino Médio, da EE Manuel Rodrigues de Souza, desenvolveram o projeto por meio de estudo prático de conceitos aprendidos em sala de aula. Foto: Arquivo /Professor Joziano Miranda.

Foi em sala de aula que👨🏽‍🎓 estudantes da rede pública do Amazonas desenvolveram protótipos de minicarros movidos à energia🌞 solar. Tudo a partir da ideia de um professor que queria levar o conhecimento sobre o efeito fotoelétrico, energia fotovoltaica e claro, envolver a garotada.

O 👨🏽‍🏫professor de física, Joziano Miranda, realizou a atividade com alunos do terceirão da Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, localizada no bairro Armando Mendes. Eles montaram protótipos didáticos de carrinhos que possuíam pequenos painéis 🌤solares, mesmo sistema utilizado em “Rovers” (veículos exploratórios espaciais).

Eles anotaram tim tim por tim tim sobre o funcionamento do sistema de 🔋energia solar, além de aprenderem sobre os benefícios da energia limpa. 

A produção

carros
Estudantes no corredor com protótipos de mini carros. Foto: Arquivo /Professor Joziano Miranda.

Foram três etapas. A primeira foi uma apresentação 👨‍🔬em sala, onde o professor mostrou a ideia da atividade para os estudantes e como ela se realizaria. Tudo muito empolgante. Aí veio a simulação. Os Alunos aprenderam a teoria📜 a partir de uma interface, na qual foi estudado como se dava o processo de injeção de elétrons, devido à absorção eletromagnética.

A terceira e última etapa foi o protótipo do carro🚗 solar. Os professores e alunos puderam testar desde questões como a intensidade necessária de raios ☀️Ultravioletas (UVs) para fazerem ele se mover, até a velocidade que ele percorre em determinado espaço.

Onde usar a física!

Educacao Alunos desolvem prototipos de mini carros movidos a energia solar fotos Eduardo Cavalcante seduc Am 6 1024x683 1
Professor Jozino Mirada com alunos da turma de Física responsáveis pelos protótipos. Foto: Arquivo /Professor Joziano Miranda.

O professor Joziano Miranda explicou que a 💡ideia principal é tornar mais significativo o aprendizado que é observado👀 em sala de aula. Para ele, isso permite a captação dos conceitos aprendidos na prática e de forma mais fácil. 

“O exercício também ajuda na conscientização ambiental e esse processo que a gente tem de transformação de energia.  A energia solar está cada vez mais aumentando sua participação nas nossas vidas e isso também contribui na formação deles como cidadãos”, disse o professor.
O exercício, claro, serviu como uma forma de📚 estudo para uma avaliação e os alunos que obtiveram as maiores notas receberam um protótipo como 🎁presente. Uma didática verdadeiramente envolvente e que faz a galera participar.

Com Informações da Assessoria de Imprensa*

Mais Notícias