Logo siatualize

Um teclado musical voltado para alunos com deficiência auditiva, visual e intelectual

O projeto utiliza vibrações e esquema de cores para identificação de notas musicais. Foto: Eduardo Cavalcante.

Na escola👨🏽‍🎓 também são descobertos talentos fruto do aprendizado e dedicação de estudantes e professores. Em uma atividade interdisciplinar da Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, localizada no bairro Coroado, foi desenvolvido um🎹 teclado musical adaptado para estudantes com deficiência visual, auditiva e intelectual.


O teclado funciona por meio de vibrações 🎵emitidas por placas de metais, que são enviadas para uma luva e um esquema de cores de luzes. Os alunos então identificam notas musicais e tocam música. Além do teclado, também foram utilizadas partituras adaptadas em Braille para os 👨‍🦯estudantes cegos e em Libras para os estudantes surdos.

WhatsApp Image 2024 04 01 at 21.49.48 1
Teclado musical desenvolvido para pessoas deficientes. Foto: Eduardo Cavalcante.

E não parou por aí. Para a confecção do teclado, foram utilizados♻️ materiais reciclados, provando que é possível inovar com sustentabilidade. Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio foram mentes criativas, com o apoio dos 👨🏽‍🏫professores de Matemática e Artes.

Leia Também: Ufam e INDT assinam acordo para estimular tecnologia e inovação no Amazonas

O professor de Artes, Jhonata Monteiro, explicou que o projeto foi criado para a “3ª Feira de Matemática” da escola e que foi muito gratificante para ele trazer a música🎼 para dentro da disciplina. 

“Nós utilizamos materiais recicláveis, a tecnologia, a inclusão e a Matemática, dentro do raciocínio lógico, para o desenvolvimento da programação do teclado. O desenvolvimento criativo e a capacidade de pensar em coisas novas, a partir de objetos reutilizados, foram dois dos principais objetivos do projeto”, disse o professor.

WhatsApp Image 2024 04 01 at 21.49.49
Estudantes e professores envolvidos no projeto do teclado musical. Foto: Eduardo Cavalcante.

Um verdadeiro trabalho em equipe, da montagem e programação do 🎹teclado, até a coleta de materiais reutilizáveis, que foram utilizados na estrutura do teclado. Durante a produção, os estudantes puderam sair da sala de aula e fizeram parte da construção do teclado em um espaço aberto para o compartilhamento de💡 ideias.

Os Próximos Passos

O projeto decolou e 🏅conseguiu o 1º lugar na etapa distrital da “3ª Feira Amazonense de Matemática” e ganhou certificados e medalhas de honra ao mérito, na etapa 🥇final realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Um projeto entre muitos que faz de estudantes verdadeiros 💡inovadores. A semente está plantada! e pode crescer dentro e fora do Amazonas!

Com Informações da Assessoria de Imprensa*

Mais Notícias